Quatro motivos fundamentais para mudar sua marca

Já reparou que várias empresas já mudaram sua marca esse ano? O caso mais recente de redesign de marca foi do Instagram que agora traz a paleta de cores do arco-íris em gradiente no fundo da imagem. Com um visual mais “moderno e antenado” a câmera que perdeu o estilo retrô agora está flat.

Instagram

 

Além do Instagram outras empresas também aderiram a mudanças como a OI, a GOL, TIM, e outras. Mas, por estarem consolidadas no mercado com uma marca forte o público estranhou e reclamou das mudanças nas redes sociais. Uma explicação para tanta insatisfação é a necessidade da mente de adequar a nova forma à antiga em que já se está acostumado.

Então, quais os motivos para mudar uma marca?

Uma mudança de marca ou redesign significa uma reformulação da identidade visual de uma marca e obviamente quando se reformula algo o objetivo é sempre de atingir novos resultados, como por exemplo destacar novos produtos e serviços ou atrair novos clientes.

Um redesign pode ser feito em vários níveis de modificação, desde pequenos ajustes de cores, tipografia e efeitos ou ainda mudanças radicais com a troca de elementos gráficos, de cores, de um novo mascote…

Mas, para que você não fique na dúvida se deve ou não fazer um redesign, listamos quatro motivos fundamentais com exemplos que podem ajudar na sua decisão:

1- Para renovar a imagem da empresa: Este é um dos aspectos que pode ser decisivo, já que a empresa precisa estar conectada aos gostos dos clientes e às mudanças nos interesses e hábitos do consumidor. Renovar a marca pode mostrar que a empresa está em evolução e essa percepção pode ajudar a fidelizar seus clientes. Um exemplo desta motivação de mudança é o case da Pousada Jardim Porto Belo que buscava a renovação da imagem da empresa aumentando a percepção de valor dos hóspedes.

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Neste case, o cliente não possuía a imagem vetorizada da marca e não queria alterar significativamente as características principais da flor Edelweiss. Neste projeto optamos em manter a mesma posição da flor, com a leve alteração da forma, foi proposta uma nova paleta de cores e a alteração da tipografia.

2- Para estabelecer uma mudança de direcionamento, de gerência ou nova política da empresa. Ao mudar o direcionamento estratégico de uma empresa ou com a criação de novos serviços ou produtos é importante que a identidade da marca dê indícios ao público dessas alterações. Como exemplo e case de sucesso que apresentamos o redesign da Pousada Recanto dos girassóis.

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redesign primou em manter algumas características da marca antiga, porém atualizando o formato do girassol e a paleta de cores usadas. O resultado foi uma marca mais moderna e condizente com o perfil da nova gerência e do público-alvo.

3- Para se inserir no mercado.O motivo de redesign nesse caso se baseia na necessidade da empresa se introduzir no mercado e, por isso, necessita afirmar a sua identidade de forma diferenciadora. Assim, uma empresa que se insere no mercado com um novo modelo de negócio, precisa além de competir se diferenciar. O case de sucesso que apresentamos é da empresa Fortec Engenharia e Empreendimentos que estava se lançando no mercado como Construtora e Incorporadora.

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Neste projeto o cliente não queria descaracterizar a marca, porém a posição do triângulo causava a sensação de instabilidade visual, o que não é um aspecto desejável para uma construtora e incorporadora. A solução neste caso foi dar estabilidade visual e solidez na marca colocando o retângulo preto de base, onde as características principais puderam ser mantidas e resignificadas através deste elemento.

4. Para não perder mercado. Uma empresa que não se renova corre o risco de perder mercado. Assim, é de extrema importância que as empresas recorram a formas gráficas com base nos seus serviços, princípios e valores diferenciadores.  O exemplo que apresentamos é da Pousada Cabanas Porto Belo que desejava uma marca condizente com a qualidade dos serviços oferecidos.

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Nesse projeto as cores foram sutilmente alteradas, optando-se em excluir a cor verde. Alguns elementos foram mantidos porém estilizados, como o sol e o formato da Cabana. A tipografia escolhida transmite maior leveza e a ideia primordial da marca de remeter à arquitetura da pousada foi mantida.

O que os exemplos mostram é que com base nas necessidades de cada empresa, que se reconhecem as diferenças entre os projetos de redesign da marca. Somente com um estudo da empresa e análise do mercado que atua que se determinará a forma mais coerente e adequada de projeto de identidade visual.

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

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