6 Tendências de Marketing Digital na Hotelaria

O ano está acabando e confirmando algumas das previsões de 2015 para o marketing digital na hotelaria e que tem de tudo para continuar em alta em 2016. Confira!

Marketing digital hoteleiroSegundo a consultoria Milestone, alguns pontos foram considerados tendência em 2015. Vamos analisar cada um deles?

  • Importância da presença mobile para hotéis

Uma das principais tendências mundiais é o crescimento do uso dos celulares.  De acordo com pesquisa feita pelo Google,  o Brasil teve um aumento de 112% na participação de mobile entre os acessos à internet no último ano. Aliado a esse dado, que aponta para a necessidade de websites responsivos, o Google passou a melhorar a classificação e o posicionamento para sites responsivos, ou seja,é essencial que o site de seu hotel ou pousada seja adaptado para celulares, tablets e outras mídias e ágil em todos os dispositivos móveis. O objetivo é aumentar o tráfego móvel e garantir uma experiência robusta e que possa ser compartilhada em redes sociais.

  • Reforçar a presença on line de seu hotel

O site de seu hotel precisa aproveitar as possibilidades de ser encontrado pelos clientes. Algumas dicas podem ajudar na otimização de busca de seu site como por exemplo, gerar conteúdo atualizado, administrar sua presença em motores de busca, citações locais e mapas. Garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca também inclui otimizar o site com cabeçalhos, tags de título, metadados, alt-tags de imagens, etc.

  • Marketing e presença nas mídias sociais 

O Brasil está em quarta posição em escala mundial no quesito redes sociais, atrás apenas de Argentina, Filipinas e México. Isso exige a presença do hoteleiro em redes sociais como o Google+, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn. Atualmente além de trazer notoriedade ao estabelecimento, a mídia social reforça a imagem da marca, estabelece um relacionamento com os clientes e ajuda nas estratégias de venda. No entanto, não basta criar uma fanpageo conteúdo deve ser interessante, deve construir conexões com o público-alvo e despertar o desejo do público para haja conversão em reservas. Garanta que seu site esteja atualizado com as mesmas promoções divulgadas em mídias sociais, fale com o mesmo “tom de voz” de seu público e inove sempre.

  • Engajamento na jornada do cliente

Uma das estratégias para engajamento é a geração de marketing de conteúdo que deve começar pelo conhecimento do público-alvo e da sua jornada de viagem até o hotel. O conteúdo deve engajar, motivar e melhorar a experiência do usuário. Informe seus clientes sobre facilidades de seu hotel, atrações da região, atividades locais, opiniões de hóspedes e outras informações importantes para a escolha do destino, hospedagem e estada no hotel. O conteúdo também precisa ser envolvente, instigante, ter imagens atrativas e ser divulgado e disponibilizado em canais diversificados – a partir do blog de seu site para o facebook ou para uma email marketing, por exemplo. Lembre-se que objetivo de engajar o público é atrair visitantes para o site e gerar conversões.

  • A experiência do usuário 

A experiência do usuário é um dos fatores de satisfação e fidelização do cliente. O usuário quer navegar no seu site de maneira rápida, agradável e ter um bom atendimento também on line. O hoteleiro precisa considerar fatores como a velocidade e a performance do site, a legibilidade dos textos, disposição das informações, a agradabilidade das cores e imagens. Importante destacar que um design clean, com qualidade de imagens, conteúdo atraente e de fácil navegação irá aumentar as chances de conversão, ou seja de que o usuário vai tomar uma ação.

  • Compreender o jornada do cliente

É fundamental compreender a jornada do cliente, desde a suas aspirações de viagens, pesquisas de hospedagem, reserva até o retorno para casa e dentro disto saber quais os mecanismos usam; como os sites de busca, de reserva on line, midias sociais, etc. 

A compreensão da jornada do cliente é fundamental para as estratégias de marketing digital hoteleiro. Além disso, o website do hotel precisa ser otimizado para facilitar a busca orgânica e também investido em links patrocinados, conectando-se a diferentes mídias sociais e projetado para a conversão. Estar presente em todas as etapas da jornada do cliente dá ao seu negócio visibilidade e competitividade.

 

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

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