Qual a importância da Sinalização para hotel?

A sinalização tem o objetivo de organizar os ambientes, fornecendo informações de forma clara e direta para que o usuário encontre rapidamente o que deseja. No entanto, o projeto de sinalização para hotel possui um elevado grau de complexidade muitas vezes não percebida pelas pessoas.

Representar por pictogramas, textos e suportes físicos para informar é na verdade o produto final de uma análise mais ampla da circulação, tráfego de indivíduos e de percepção.

O que é preciso para o projeto de sinalização para hotel?

Em um hotel, a sinalização e a comunicação visual precisam atender a um público não local, que fala diferentes idiomas com hábitos, costumes e necessidades diferentes, demandando além da aplicação do português e do braille, uma terceira língua.

Além do conhecimento normativo e técnico de um projeto de sinalização e comunicação visual, um projeto de sinalização precisa ter a preocupação da adequação com o público-alvo, destacando os atributos desejados para determinada marca.

Confira alguns exemplos de sinalização que projetamos e executamos para o Hotel Marin Château.

Recomendações de Sinalização para hotel

1- Mensagens verbais precedidas de símbolos gráficos.

Um projeto de sinalização realizado para hotel necessita ser de fácil leitura visual e compreendido em diferentes idiomas. Nesta placa de proibido fumar utilizamos os idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e alemão.

palca_proibido fumar
2- Fácil compreensão e imediata correlação.

3- Diferenciação pela cor

Além da diferenciação pela cor, utilizamos a diferenciação pela forma e vários idiomas na composição da sinalização.

placa_banheiros

4- Simplicidade na informação

A adesivagem, além do aspecto decorativo, também contém aspectos informacionais quanto ao ambiente. Neste case que desenvolvemos, também foi pensado as questões da  luminosidade do ambiente e elegância.

sinalizacao_marin_01-e1438700922778 (1)

4- Adequação à identidade visual do hotel

Além de considerar as características técnicas, estéticas e perceptivas, um projeto de sinalização comunica valores institucionais do hotel, mostrando seus serviços e fortalecendo sua marca. Lembrando sempre que o objetivo de uma sinalização de hotel também busca proporcionar ao usuário uma experiência agradável e, ao mesmo tempo, transmitir informações necessárias à sua permanência no local.

Nesse sentido, podem ser utilizadas cores para identificar os locais e para reforçar a identidade visual da instituição e a aplicação do logotipo em peças de sinalização ou de localização em um determinado setor para reforçar a imagem de marca.

Lembrando que a importância da Sinalização para hotéis e pousadas está na complexidade do ambiente de um hotel que requer cuidados especiais para atender as necessidades e expectativas de todos os clientes.

Assim, O papel de um projeto de Sinalização para hotel diz respeito ao Design de informação (com a sinalização dos ambientes e orientação de fluxo e de segurança), à Identidade Visual do hotel (identificando e reforçando a imagem da marca) e por fim a estética, que ajuda a ambientar de maneira mais harmônica a comunicação e a sinalização.

 

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *