Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

Uma boa estratégia de comunicação na internet envolve um bom planejamento e soluções alinhadas de inbound marketing para que você atraia mais clientes para o seu site e se destaque da concorrência.

O inbound marketing tem elevado os resultados das empresas na hora de atrair clientes, mas antes de falar sobre o que é Inbound Marketing, vamos fazer uma análise rápida sobre as mudanças do marketing no mercado e a principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional. Veja também o post sobre Como o marketing gera resultados para a sua empresa.

Marketing digital e o Marketing tradicional

Quantas vezes você não deve ter percebido a quantidade de propagandas irrelevantes que recebe por e-mail? E os folhetins que recebe no semáforo? O que achou deles?

Comunicar um assunto que não interessa ao público, ou seja a comunicação de massa, é uma das práticas do marketing tradicional que cada vez menos é usada pelos profissionais de comunicação já que tais campanhas geram menos resultados e não convencem ao consumidor.

Isso porque o processo de comunicação mudou e se você quer saber como o Inbound marketing pode te ajudar na hora de se comunicar e prospectar clientes saiba como funciona essa estratégia e porque aplicá-la.

Entendendo o Inbound Marketing

Como falamos o processo de comunicação mudou e o marketing ganhou novas técnicas, a partir de agora não basta entregar propaganda, você precisa ser relevante para o seu público.

Em poucas palavras, podemos dizer que o Inbound Marketing tem como objetivo principal atrair pessoas, convertê-las em consumidores e fidelizá-las, esse processo é chamado também de “marketing de permissão”. No marketing de permissão o consumidor é atraído até o seu site por uma promoção, conteúdo ou material rico e disponibiliza seus dados em um formulário para receber mais informações da empresa.

O pioneiro Seth Godin, autor da ideia “marketing de permissão” (1999) criou uma nova perspectiva para o marketing e em 2005 o CEO da HubSpot Brian Halligan criou o termo “Inbound Marketing” que pode ser traduzido para o marketing “direcionado para dentro” que nada mais é que o inverso ao marketing tradicional, onde, em vez de uma empresa ir atrás do cliente a empresa atrai o cliente para consumir seu serviços ou produtos.

Depois da Hubspot, surgiram várias empresas que se posicionaram para contribuir com a ideia do Inbound marketing como a Rock Content, de onde tiramos algumas referências.

As etapas do Inbound Marketing

O inbound Marketing é dividido em 4 etapas principais que são:

  1. Etapa de atração: A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração e pode ser representado por um imã, onde o público-alvo é atraído para os canais da sua empresa com uma estratégia de conteúdos por meio de artigos, infográficos, e-books, Website (estratégia de SEO), publicidade online (Google Adwords, Facebook Ads, anúncios no LinkedIn).
  2. Etapa de conversão: Depois de atraído ao seu site, o prospect precisa tomar alguma ação como deixar seus dados de contato e informações pessoais, profissionais, em um formulário em troca de algum material rico como ebook, por exemplo. Nesta etapa, é importante que o conteúdo seja direcionado de acordo com o comportamento e a maturidade de compra do lead, considerando o funil de vendas.
  3. Etapa de Fechamento: A partir dessa conversão é possível estabelecer estratégias de relacionamento com esse lead levando-o ao momento de compra de um produto ou serviço. Nesse etapa a equipe de marketing envia o lead, já qualificado, para o time de vendas, onde o comercial entra em contato e faz o fechamento de venda.
  4. Etapa de fidelização: Por fim, a fidelização pode ser feita por ofertas exclusivas, planos estruturados de fidelização, conteúdos exclusivos, etc.
    Essas estapas podem ser representadas pela seguinte ilustração.
Fonte: Features

Etapas do Inbound Marketing

*Leads são aquelas pessoas que de alguma maneira demonstraram interesse em seu produto ou serviço.

As vantagens de usar Inbound Marketing

Podemos analisar várias vantagens em utilizar o Inbound Marketing em uma estratégia de comunicação, como por exemplo: custo benefício se comparado as práticas de marketing tradicional, fidelização do cliente, interação com a marca, leads mais qualificados, entre vários outros. Leads qualificados é um termo usado para aqueles usuários que já identificaram um problema e estão em busca da solução, ou seja, alguém que realmente está considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Mas se você ainda não se convenceu das vantagens de usar o inbound marketing, vamos mostrar alguns dados relevantes.

Dados sobre o Inbound Marketing

  • Tanto os profissionais de Inbound Marketing (prospecção passiva de clientes) como os de outbound Marketing (prospecção ativa de clientes) qualificam a publicidade paga como a tática mais superestimada*.
  • A estratégia preferida das equipes de marketing é o Inbound Marketing, independentemente do tipo de empresa: B2B ou B2C – todos implementam táticas Inbound Marketing*.
  • As campanhas de Inbound Marketing obtêm maior ROI do que as de outbound. Isso é válido para empresas de todos os tamanhos e orçamentos*.
  • Pesquisas realizadas pela Fractl + Moz e  Mar Tech mostram que 89% dos internautas lêem artigos on line, isso prova que uma estratégia de conteúdo gera 6x mais leads qualificados e que leads vindos do inbound marketing custam em média 50% a menos que no Marketing Tradicional.

*Essas informações são da Hubspot.

Para saber mais sobre como o INBOUND MARKETING pode gerar resultados reais para sua empresa, entre em contato.

Se você tem alguma dica interessante para compartilhar conosco ou dúvida, deixe um comentário 🙂

 

 

 

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

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