Entenda o que é Naming

Você sabe o que é Naming? Naming é o processo de criação e desenvolvimento de nomes.

O nome pode ser o ativo mais valioso de uma marca quanto a sua diferenciação e aceitação (NEUMEIER, 2008). O processo de criação de nome de uma marca é chamando de naming e é realizado por agências de publicidade e comunicação, marketing e escritórios de design com o objetivo de desenvolver nomes criativos e significativos.

O naming é uma atividade interdisciplinar que depende de conhecimentos específicos, como linguística, marketing, design e direito e complexa pois requer sonoridade, criatividade e pertinência com o produto ou serviço em questão.

Ao se nomear um processo, um tipo de serviço ou uma nova característica de serviços, está se criando um valioso ativo que tem o potencial de ser uma campanha publicitária.

O que é preciso no processo de naming?

O processo de naming requer uma abordagem criativa, estudada e estratégica e que necessita ser uma solução única e diferenciadora, podendo haver dificuldade em casos em que nomes similares já tenham sido utilizados. Dessa forma, a criatividade é um elemento fundamental, bem como o uso de métodos e ferramentas que contribuam para que esse processo ocorra.

A Features Design desenvolve o nome ideial para sua empresa. Confira alguns cases:

logo_marin-1024x683

Logotipo do Hotel Marin Château

O nome do Hotel Marin Château foi criado com base na nas características de:

  • Distinguibilidade que se refere a capacidade de distinguir a marca;
  • Conveniência:  refere-se ao quanto o nome está ajustado ao propósito comercial da empresa e
  • Agradabilidade: refere-se ao quanto são agradáveis ao público-alvo.

Além dessas três características, o nome considerou a Sonoridade, já que usualmente a palavra Château deveria preceder o adjetivo, mas a sonoridade não seria tão agradável. Um outro ponto pensado foi remeter o nome a forma arquitetônica do hotel.

Para saber mais sobre o processo de NamingClique aqui e Leia o artigo que publicamos na revista Infodesign ou Entre em contato.

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *