Como usar o facebook para aumentar as reservas de seu hotel

Muitos hotéis e pousadas já entenderam a importância de estar presente no Facebook, mas a pergunta que ainda fica é “Como usar o facebook para aumentar as reservas?”.

O Facebook é uma rede social líder com cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos mundialmente. No Brasil 45% de toda a população brasileira usa facebook, dados que o tornam um canal de mídia de amplo alcance.

Uma das questões para ter resultados com o facebook é entender qual a principal função de uma fanpage (página do facebook) e como tirar os melhores benefícios desta poderosa ferramenta.

Qual a principal função de uma Fanpage?

A principal função de uma Fanpage é fortalecer e apoiar o Website do hotel.

Sim! Uma Fanpage deve servir como apoio, fazendo com que as pessoas tenham interesse em visitar seu site e efetuem a compra por ele, ou seja, envolvendo o público com textos e imagens atrativos e redirecionando-o para o motor de reservas no site. Dessa forma, a tarefa mais importante para aumentar as reservas pelo facebook é usar o facebook para se relacionar com seu cliente. Isso porque ao manter um relacionamento mais achegado com seu público, sua empresa estará fidelizando e aumentando as possibilidades de reservas futuras.

Embora muitas empresas ainda usem o facebook apenas para divulgar promoções, uma Fanpage  é uma ótima ferramenta de marketing de relacionamento onde a empresa poderá:

  • Melhorar a reputação da marca;
  • Gerar envolvimento do público com a marca;
  • Melhorar a busca orgânica da página e
  • Fixar a identidade da marca na mente de seus clientes.

Neste momento você já percebeu que o aumento das reservas de seu hotel pelo facebook acontece de maneira indireta e que por meio da interação e de um relacionamento com seu público esse objetivo pode ser alcançado.

Abaixo deixo algumas dicas de como usar o facebook e de como interagir com seu público.

5 Dicas valiosas de como usar o facebook para aumentar as reservas de seu hotel

 A primeira #dica é: Interaja de forma natural!

Deixe a conversa mais leve e natural abandonando os protocolos e formalismos. Observe como os usuários dialogam com a sua marca e apenas mantenha a conversa no mesmo “tom de voz”.

redes

Pesquisas apontam que 77% dos usuários costumam ler avaliações sobre hotéis nas redes sociais no processo de decisão de compra. Dessa forma, é muito importante engajar o público e levá-lo a demonstrar o quanto gostaram de seu hotel.

A segunda #dica é: Faça seu público falar! Elabore uma pergunta que relaciona a uma experiência. Ex: Qual a melhor férias que você passou? Qual a suíte que você já ficou?

O facebook pode melhorar a busca orgânica do hotel e pousada. A busca orgânica é maneira como aparecem os resultados naturais, ou seja, “não pagos”, nos mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo. Assim, mantenha sua fanpage atualizada, com informações de contato, endereço de site, etc, para que o público encontre a sua empresa.

A terceira #dica é: Não poupe esforços no preenchimento das informações da sua fanpage!

Esteja atento para não perder sua audiência pela falta ou excesso de postagens. A sua ausência nos meios digitais poderá levar seus fãs a desistirem de seguir a fanpage. Por sua vez, o excesso de postagens pode irritar aos fãs que acabarão deixando de seguir a sua página.

A quarta #dica é: Poste com frequência, mas sempre sobreponha a qualidade à quantidade. 

O facebook costuma funcionar como um cartão de visitas onde a partir de uma postagem com design atraente e um link o público se interessará em visitar o site do hotel. Então, explore o uso de imagens e textos atrativos. Verifique se imagens tem uma boa resolução e se as mesmas exploram as qualidades de sua estrutura e serviços. Também faça uma revisão para que o texto não tenha erros ortográficos.

A quinta e última #dica é: Use textos e imagens atrativos.

Além de seguir as 5 dicas básicas acima, para ter bons resultados no gerenciamento de uma página de facebook são necessárias algumas habilidades específicas na área de social media.

Quem pode gerenciar as redes sociais de meu hotel e pousada?

O profissional que trabalha com gerenciamento de mídias sociais deve ter:

  • Constante preparação e qualificação para acompanhar as mudanças da tecnologia;
  • Ser um bom comunicador, isso envolve saber ouvir e interagir com os usuários;
  • Ter uma boa escrita;
  • Saber lidar com possíveis crises e
  • Mediar os comentários de maneira ética e educada.

Um outro ponto para gerenciamento de redes sociais é ter visão estratégica no momento de interagir com o público e de gerar conteúdo. Aspectos como criatividade e um senso estético para adequação à identidade visual da empresa também são pontos desejáveis.

Mas, se sua empresa não tem mão-de-obra qualificada para exercer a função de social media, entre em contato com a Features Design.  Trabalhamos com planos de gestão de mídia social para hotéis e pousadas incluindo a configuração e o gerenciamento da página do Facebook com conteúdo personalizado e tendo como base uma pesquisa prévia de palavras-chave e do público-alvo do hotel. 

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

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