Qual a diferença de logo, logotipo e logomarca?

Afinal, existe diferença entre logo, logotipo e logomarca? Apesar do dicionário da língua portuguesa classificar as três palavras como corretas e com significados parecidos, no meio profissional há quem defenda que as três palavras não querem dizer a mesma coisa.

Para resolver o problema e esclarecer todas as dúvidas, conheça agora a diferença entre esses termos do design e publicidade.

 

Logo

Derivada do grego “logos”, que significa “significado”. A logo é o conceito da empresa, o seu mais puro e simples significado. Normalmente é apresentada pelo cliente através de um briefing sugerido pela agência que irá desenvolver o logotipo (palavra na qual falaremos a seguir).

No briefing, é apresentado um dossiê da empresa, com uma breve história, informações sobre o produto ou serviço, objetivo da marca, público alvo e preferência de cores. A partir daí, é feita uma pesquisa e o conceito (“logo”) da marca é definido.

 

Logotipo

Com o logo definido, é hora de desenvolver o logotipo.

Como anteriormente, logo vem do grego “logos”, que significa “significado, conceito” e tipo deriva de “typos”, também do grego, que significa “figura”. Sendo assim, logotipo é o símbolo visível de um conceito. Ou seja, é o logo transformado em algo visual, uma figura.

 

Exemplificando tudo…

Como base para exemplificar os dois termos, vamos utilizar o Hotel Marin Château, que teve esses dois conceitos desenvido por nós, aqui na Features Design. Vamos ao briefing:

“É um hotel estruturado para um público seleto, já que contém apenas 20 suítes. A ideia de ser um lugar aconchegante para casais e famílias. Localizado na praia de Canto Grande, considerada uma região tranquila e rodeada por belezas naturais.”

Sendo assim, veja como ficou o conceito da empresa, ou melhor, o seu logo:

“O Hotel Marin Château foi cuidadosamente estruturado para o público que não abre mão da tranqüilidade e do conforto. Localizado na praia de Canto Grande, região conhecida por seus encantos naturais. Disponibiliza 20 aconchegantes suítes para que você e sua família tenham a atenção e o atendimento que merecem.”

Com o logo já definido, começamos a trabalhar no logotipo seguindo os conceitos da empresa já descritos anteriormente.

No logotipo, além da grafia estilizada em azul, representando a tranquilidade e o contato com a natureza presente na experiência que os futuros hóspedes vão ter no hotel, há duas linhas entre a letra M, representando uma casa, reforçando novamente a ideia de aconchego descrita no logo.

 

E a logomarca?

Agora que você já sabe que o logotipo é a imagem visual da empresa, o que é a logomarca? Na verdade, mesmo sendo popularmente utilizada, a palavra é um termo incorreto no meio profissional. Explicamos os motivos…

Como já sabemos, logo é derivado do grego “logos”, que significa “significado”. E marca é derivada “markas”, do germânico, que também significa “significado”. Então, logomarca quer dizer “significado do significado”! Não faz sentido.

 

Mas não se preocupe…

Apesar da palavra ser rejeitada por muitos profissionais da área, não é errado que você se refira ao logotipo como logomarca. É um conceito que já está definido na língua portuguesa e o receptor certamente irá entender o que você quer dizer quando se refere e logomarca.

Além disso, a palavra “logo” também é comumente associada como uma abreviação de logotipo, então também não vai haver nenhum problema caso você se refira ao logotipo de uma empresa pela palavra logo.

De qualquer modo, se você é um defensor da palavra logomarca, recomendamos que substitua ela do seu vocabulário pela correta, logotipo. E para fixar bem o conceito na sua cabeça, segue uma dica do designer Sean Berg:

 

E aí, você já sabia da diferença entre esses termos? Utilizada algum de forma errada? Ou acha tudo isso uma grande besteira? Conta pra gente aí nos comentários!

Redator da Features Design. Estudante de jornalismo e aspirante a fotógrafo/fotojornalista. Apreciador de podcasts, música eletrônica e produção audiovisual. Fanboy assumido dos programas da Adobe.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *