6 Dicas de segurança nas mídias sociais

Hoje em dia, existem muitos recursos para que os usuários e empresas tenham a máxima segurança de seus negócios na internet. Seja numa fanpage, num email ou site, quem mantém cuidados básicos, consegue evitar muitos problemas de segurança na internet.

Apesar disso, o phishing (técnica para obtenção de informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas) ainda é um problema recorrente que pode resultar em danos como a divulgação de informações, fotos e até dados bancários.

O último caso de phishing foi relacionado aos  falsos links sobre ‘o áudio de Temer gravado pela JBS’. De acordo com a Folha de S.Paulo, na manhã do dia 18/05/201 “começou a circular um email atribuído ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, que contém um link que levaria para o áudio que Joesley Batista disse ter gravado com o presidente. O link, porém, leva a um site malicioso”.

 

Já deu para notar que os alvos mais comuns de Phishing são as notícias e os serviços mais populares na internet, como as redes sociais, que costumam ser alvo de cibercriminosos. Por isso, hoje vamos evidenciar a importância de 6 dicas de segurança nas mídias sociais.

1. Cuidado nos clicks

Sabe aquele teste divertido no facebook? Cuidado ao clicar, pois você pode estar sendo redirecionado a sites falsos para captação de informações.

Teste da Vonvon que descobre qual celebridade parece com você tem alerta de privacidade da Kaspersky Lab .

 

Geralmente ao concordar com o compartilhamento de informações para ter acesso ao teste, você está permitindo que o aplicativo colete informações de sua conta. No teste acima, segundo a Kaspersky Lab, o site tem acesso aos dados para uso na divulgação de produtos via e-mail marketing.

2. Mantenha o antivírus atualizado

Além de manter o seu computador, smartphone ou tablet sempre protegido com um antivírus, você precisa mantê-lo atualizado. Os antivírus estão sempre atualizando para proteger de novos vírus.

3. Crie senhas fortes

Senhas fracas podem ser quebradas facilmente então faça senhas fortes e não use a mesma para todos os sites. Se você quer saber como criar uma senha forte, clique aqui. Alguns softwares gerenciam e geram senhas automáticas, como o lastpass ou o próprio google chrome.

4. Tenha cuidado no acesso em locais públicos

No acesso da internet em locais públicos tenha cuidado com sites que exigem autenticação (usuário/senha) de lugares com Wi-Fi gratuito e compartilhado.

5. Tenha uma chave de segurança física

Se você acha que seguir os cuidados básicos de segurança não é o suficiente, tenha uma chave de segurança física.

Token de segurança. Fonte: yubico.com

A chave de segurança física dobra a segurança no acesso a sites como gmail, dropbox e github. No facebook também é possível instalar o token seguindo o caminho: Vá em Configurações>na aba Segurança e login> e Configuração de segurança extra.

6. A qualidade e segurança da sua fanpage

Para aumentar a qualidade e segurança da fanpage do seu empreendimento, aí vai uma dica que não pode ser dispensada por nenhuma empresa de pequeno e principalmente de grande porte: consultoria!

No Brasil inteiro, há diversas agências de consultoria em mídias sociais. Essas, contam com profissionais capacitados, que estudam para compreender o comportamento dos usuários e, assim, produzir conteúdos de maior interesse e aceitação na internet e também para orientar quanto segurança da fanpage.

São esses profissionais, também, que podem prestar auxílio em questões de segurança, direito autoral e de imagem, divulgação, promoções e muito mais.

Qual a importância disso tudo?

Em primeiro lugar, a segurança de sua empresa. Os problemas relacionados a falta de segurança ou privacidade das páginas são frequentes e com isso os possíveis danos materiais são mais fáceis de acontecer. Além disso, os ataques virtuais podem manchar parcial ou permanentemente a imagem da sua empresa com conteúdos abusivos ou ilegais.

Já pensou um recurso fundamental de comunicação para as empresas, como as mídias sociais, ser justamente uma das principais armas para arruinar o negócio?

Devido a sua importância, a segurança na internet é celebrada todo mês de outubro pelo CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), com objetivo de fomentar a cultura de segurança da informação e divulgar as ações promovidas por instituições.

Banner do mês da segurança na internet. Fonte: https://meseg.rnp.br

A Features é uma das instituições apoiadoras da campanha organizando palestras e divulgando materiais para conscientização quanto a segurança na internet.

Palestra sobre ética e segurança na internet na Faculdade Uniasselvi

 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira aqui no site da RNP. Gostou das nossas dicas e quer agendar uma conversa? Entre em contato com a gente.

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *