Logotipos aleatórios

Descubra o conceito e o significado de 12 logotipos famosos

Agora que você já sabe a diferença entre logo, logotipo e logomarca, como a gente explicou no início da semana nesta postagem, chegou a hora de mostrarmos os significados ocultos no logotipo de 12 empresas famosas.

Como você já sabe, o logotipo é uma parte importante na criação e reconhecimento da sua empresa. É a imagem que as pessoas vão ver e associar ao produto. Sendo assim, é fundamental que o logotipo tenha a capacidade de transmitir um pouco sobre o produto/serviço oferecido e os conceitos da empresa.

Os logotipos das empresas a seguir são exemplos que seguiram esse conceito e alcançaram todo o potencial que um bom logotipo pode oferecer. A gente explica os motivos, confere aí!

 

Amazon

Logotipo da Amazon

A seta abaixo das primeiras letras do nome da empresa representa muito da sua filosofia e objetivos. Ao mesmo tempo que a seta laranja pode ser associada com um sorriso, que representa a satisfação dos seus clientes, note que ela liga as letras A e Z, significando que a Amazon vende, literalmente, uma grande quantidade de coisas.

 

Apple

Logotipo da Apple

Nunca se perguntou qual a razão da mordida na maçã? A princípio, o desenho foi um experimento casual, mas que foi muito bem aceito levando que a palavra “mordida” em inglês é “bite”, que lembra o termo da computação que se refere ao código binário (bit).

Além disso, se você mover a parte do símbolo que representa a folha em cima da maçã, ela se encaixa perfeitamente no lugar da mordida, deixando ela perfeita.

 

Beats

Logotipo da Beats

A empresa da Apple produtora de headphones e equipamentos de áudio demonstra muito do seu produto no logotipo. O círculo vermelho representa a cabeça de uma pessoa, enquanto o “b” se caracteriza perfeitamente como um fone de ouvido.

 

BMW

Logotipo da BMW

A BMW surgiu como uma marca de aviação, o que fez muitas pessoas associarem o seu símbolo com uma hélice de avião rasgando o céu azul. Mas, ao contrário disso, as cores fazem referência a bandeira da Baviera, região onde a empresa foi fundada, na Alemanha. Outro pequeno detalhe é que, como símbolos nacionais não pode ser usados nos logotipos, as cores foram invertidas, para ficarem opostas à da bandeira original.

 

Continental

Logotipo da Continental

Não é necessário muito esforço para perceber que as duas primeiras letras, “C” e o “O”, formam uma roda, que representam muito bem o produto dessa famosa marca de pneus.

 

Evernote

Logotipo do Evernote

Evernote é uma plataforma virtual onde qualquer pessoa pode publicar textos e armazenar informação.  É por isso que surgiu a ideia de usar um elefante como símbolo e mascote da empresa. O elefante é conhecido por ter boa memória e recordar de rostos e eventos.

Outro detalhe é a orelha dobrada, que representa uma página dobrada, demostrando algo que precisa ser lembrado.

 

FedEx

Logotipo da FedEx

Ainda não entendeu porque as duas últimas letras do logotipo estão em cores diferentes do restante? Exatamente para destacar o “E” e o “x”, que assim foram uma seta para a direita no seu meio, simbolizando que a empresa está sempre um passo à frente, pensando no futuro.

 

Google

Logotipo do Google

As cores das letras do famoso buscador online representam muito da filosofia da empresa. Já notou que ela é constituída basicamente de cores primárias (azul, vermelho e amarelo)? Sendo assim, por que o L é colorido de verde? Ele é o diferencial, significando que nem sempre as coisas devem ser seguidas pelas regras.

 

Sun Microsystems

Logotipo da Sun Microsystems

O logotipo da, originalmente, fabricante de computadores chama a atenção por um pequeno detalhe. Note que a palavra “sun”, nome da empresa, pode ser lida vendo o logotipo de qualquer direção.

 

Toblerone

Logotipo do Toblerone

Já notou que as montanhas no logotipo dessa gigante dos chocolates esconde um urso? Isso é porque a empresa é originalmente da cidade de Berne, na Suíça, que é conhecida como cidade dos ursos. Além disso, se você excluir algumas letras do seu nome,  verá que o nome da marca forma o nome da cidade, Berne!

 

Toyota

Logotipo da Toyota

O logotipo da Toyota certamente é um dos que mais escondem significados ocultos por trás da simples imagem. Conseguiu identificar algum? Não? Realmente são bem difíceis de serem notados, mas a gente explica.

Primeiramente, note que o símbolo é formado por três elipses, que representas as três vertentes da filosofia da empresa: o coração, o produto e o progresso tecnológico.

Mas o mais legal disso é que, com os traços, você consegue formar qualquer letra do nome da empresa! Não entendeu? Então confira na imagem.

 

Vaio

Logotipo da Vaio

A linha de notebook da Sony uniu no seu logotipo dois conceitos da informática que, sem um pouco de observação, certamente passaram despercebido. A princípio, são só letras que representam o nome da empresa, mas se você olhar atentamente, irá notar que o V e o A foram o símbolo analógico (~), enquanto o I e o O representam o código binário.

 

E aí, surpreso com os significados desses logotipos? Conhece mais algum interessante que a gente não citou nessa postagem? Conta pra gente nos comentários, quem sabe a sua sugestão não aparece numa próxima postagem?!

Redator da Features Design. Estudante de jornalismo e aspirante a fotógrafo/fotojornalista. Apreciador de podcasts, música eletrônica e produção audiovisual. Fanboy assumido dos programas da Adobe.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *