A Bienal Brasileira de Design em 2017

A mostra que reúne as principais realizações da área cultural e do setor produtivo no Brasil acontece novamente em 2017, mas dessa vez o estado que recebe o evento é Pernambuco.

O tema da 6ª Bienal Brasileira de Design é: “Design: pontes para o futuro” e terá cinco eixos temáticos: Design e competitividade do produto nacional, Design e novos modelos de negócios, Design e inclusão social, Design e conexões criativas e Design e contemporaneidade.

O que é a Bienal Brasileira de Design?

A Bienal Brasileira de design é um evento nacional e que acontece em diferentes cidades e com temas diversos. Em 2015, a cidade escolhida para sediar a Bienal foi Florianópolis e teve como tema principal “Design para todos”, mostrando projetos que atendiam a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero ou repertório cultural, com enfoque para o design acessível ou design universal.

As atividades da Bienal incluíram exposições, seminários, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas em que a Features propôs uma ação no município de Bombinhas.

A Bienal Brasileira do Design (2015)

Uma empresa de consultoria em design e marketing digital deve estar sempre em busca de soluções e novas tendências de mercado, não é mesmo? A Features além de participar também organiza ações e eventos que buscam fomentar a competitividade das empresas.

Um desses eventos foi uma ação paralela da Bienal Brasileira de Design em Bombinhas. Confira em nosso artigo, os detalhes desse evento.

Ação paralela da Bienal: Seminário de Gestão de Design na Hotelaria

Pensando em fomentar a discussão do design na hotelaria, bem como de questões quanto a acessibilidade, a Features promoveu como ação paralela o seminário com o tema “Gestão de Design na hotelaria com foco na acessibilidade”. O objetivo do seminário foi sensibilizar gestores e designers quanto a importância da acessibilidade na hotelaria e discutir o papel da Gestão de Design na hotelaria.

Na ocasião, estavam presentes representantes dos municípios de Bombinhas, Porto Belo e Itapema, bem como os secretários do turismo dos respectivos municípios Sabrina Erinete, Cláudio Souza e Neli Coimbra. Também estavam presentes o presidente da Associação dos Empresários de Bombinhas, Sr. Mário Pera, a representante do Sebrae, Sra. Tamara Legarrea, o presidente da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Sr. Diego Pinheiro e empresários, da região.

A primeira apresentação foi do professor José Manoel Gândara que discutiu o tema ” Design Thinking como instrumento de planejamento e gestão de serviços, produtos e destinos turísticos”. O professor Gandara é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, Diretor Geral da Turismo Adaptado e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Membro da SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism) e Comissão da ABNT para acessibilidade em transportes.

Num segundo momento foram apresentados os resultados da pesquisa de mestrado realizado por Michela França na UFSC que teve como tema “Gestão de Design na Hotelaria com foco na acessibilidade”. Foram destacados aspectos quanto a aplicação da acessibilidade e do design na hotelaria e a importância de atender as obrigatoriedades legais e normativas quanto a acessibilidade nos meios de hospedagem. Posteriormente, foi mostrado como o design pode ser aplicado na hotelaria relacionando as suas diferentes habilitações com potencial diferenciador e competitivo.

Na pausa do evento, os participantes tiveram o coffee-break preparado com produtos típicos da região onde foram servidos cuscuz, bolachinhas de maisena, bolinhos de banana e a consertada, bebida típica de Bombinhas. Também foi possível apreciar os artesanatos feitos pelo engenho do sertão.

A última apresentação foi de Patricia Lefler e teve como tema “Acessibilidade e Sustentabilidade: Viabilidade Econômica da Adaptação de Hospedagem”.

Esperamos em breve promover mais um evento com tamanha relevância como a Bienal Brasileira de Design em Bombinhas. Confira as imagens do evento.

  • Ação Paralela da Bienal Brasileira de Design

Gostou do evento? Fique atento e inscreva-se em nossa newsletter para receber nossas novidades. 😉

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *