Os benefícios de se ter um site responsivo

Você já ouviu falar em site responsivo? Sites responsivos são aqueles sites que se adaptam tanto na tela do computador quanto na tela de um smartphone ou tablet. Mas você sabe qual é a real importância dele?

Descubra agora como um site responsivo pode aumentar as visitas do seu site e melhorar a experiência de uso durante a navegação no seu conteúdo.

A evolução do mundo digital

Desde 2014, o brasileiro acessa mais a internet a partir de dispositivos móveis (como smartphone e tablet) do que o clássico computador, segundo pesquisas do IBGE. Isso é reflexo dos mais recentes avanços tecnológicos na comunicação e principalmente da integração e acessibilidade da internet.

Já faz algum tempo que utilizar a internet não é mais uma tarefa que demanda tempo e paciência. Atualmente, é possível acessar a internet de qualquer lugar, a qualquer hora, e as possibilidades e ferramentas do mundo digital são inúmeras. Sem falar que a propagação da informação é instantânea: você fica sabendo o que aconteceu do outro lado do mundo no mesmo momento da ocorrência.

Isso faz a gente voltar novamente ao nosso ponto inicial desse artigo quanto a importância de um site responsivo.

A importância de um site responsivo

Com a rapidez e a versatilidade dos meios de comunicação, se torna cada vez mais importante ter um site simples, de rápido carregamento e com um design atraente, para agradar tanto aqueles que o acessam pelo computador, quanto aqueles que acessam por dispositivos mobile com conexão móvel.

Confira os motivos para implementar uma versão responsiva para o seu site:

Pessoa usando tablet sorrindo

Melhora a experiência e diminui a taxa de rejeição do usuário

Imagine você, entrando em um site pelo seu celular. A experiência será muito mais satisfatória se você encontrar rapidamente o que procura e de maneira prática, sem ter que dar zoom na tela para enxergar as letras e/ou com ter dificuldades em clicar nos links.

Com um site responsivo, isso não acontece, já que ele é automaticamente programado para abrir da melhor maneira no dispositivo.

Sendo assim, o visitante passa mais tempo navegando no seu site e, consequentemente, diminui a taxa de rejeição, classificando melhor o seu site nos parâmetros do Google, os quais nós vamos explicar a seguir.

 

Pesquisa Google smartohone

Aumenta sua posição no ranking do Google / SEO

Sites responsivos são sempre favorecidos pelo Google, especialmente se a pesquisa for feita em um dispositivo mobile. Ter um site responsivo impacta diretamente nos resultados das pesquisas do Google, aumentando naturalmente o seu tráfego orgânico (aquele não pago).

Outra característica que favorece o site responsivo é a diminuição da taxa de rejeição. A tendência é que o usuário perca mais rapidamente o interesse no seu site se a navegação for difícil.

Por último, e não menos importante, temos que lembrar da atualização Mobilegeddon, lançada pelo Google em 2015. A atualização ganhou esse apelido pela junção das palavras Mobile e Armageddon. Com ela, o Google  dá ainda mais prioridade nos resultados para os sites que contam com uma versão responsiva.

Cada vez mais os sites responsivos serão um fator determinante nos seus resultados.

 

Navegando em site responsivo

A navegação mobile está crescendo e é tendência para o futuro

Os smartphones e tablets estão roubando cada vez mais o espaço dos famosos e antigos computadores. Com o avanço das tecnologias mobile, a praticidade de acessar a internet pelo celular na maioria das vezes é maior do que acessar pelo computador.

Como já comentamos lá no início da postagem, os brasileiros atualmente já acessam mais a internet pelo celular do que pelo próprio computador. Isso já seria motivo o suficiente para provar a necessidade de se ter um site responsivo, mas podemos aumentar ela ainda mais!

O Google vai, aos poucos, continuar aumentando a rigidez na estratégia de priorizar os sites responsivos, já que são tendências para o futuro. Sendo assim, contar com um site sem versão mobile ficará tão ultrapassado quanto ter um site em flash. Ou seja, é cada vez mais essencial contar com esse recurso.

Entendeu qual é a importância de ter uma versão mobile do seu site? Conta pra gente o que você achou da postagem.

Redator da Features Design. Estudante de jornalismo e aspirante a fotógrafo/fotojornalista. Apreciador de podcasts, música eletrônica e produção audiovisual. Fanboy assumido dos programas da Adobe.

Comments

comments

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *