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14 termos de Marketing Digital que você precisa conhecer (e dominar)

Toda profissão tem uma série de palavras que a caracterizam, sendo praticamente uma linguagem própria de cada grupo de profissionais. Advogados, físicos, arquitetos, engenheiros, professores, esportistas… Todos possuem alguns termos técnicos que se aplicam especificamente em sua área.

Dentro do mundo do Marketing Digital não poderia ser diferente. Por isso, hoje separamos 14 palavras específicas de nossa área, que você precisa conhecer para não ficar por fora do assunto. Confira nossa seleção:

 

1 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o “novo marketing”, que tem como objetivo atrair novos clientes gradualmente até sua marca ou serviços ao invés das campanhas de interrupção, ou seja aquelas campanhas onde o cliente não tem a opção de escolher o que ver ou ouvir. No inbound marketing o cliente é atraído a sua empresa por meio de conteúdos relevantes que será direcionado ao seu nicho de mercado.

Caso você ainda não conheça o termo, veja os artigos que já publicamos aqui no site sobre o assunto.

2 – Outbound Marketing

É o oposto ao Inbound Marketing. Considerado o marketing “tradicional”, o outbound utiliza uma série de ações e processos para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Ações na tv ou rádio são exemplos tradicionais de Outbound Marketing com as campanhas de interrupção.

3 – SEO (Search Engine Optimization)

O termo em inglês é traduzido para otimização para mecanismos de busca e é justamente isso: boas práticas e estratégias no desenvolvimento de um site para ser devidamente indexado pelo Google e outros motores de busca.

 

04 – SEM (Search Engine Marketing)

SEM É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, entre outros buscadores utilizados na internet.

 

05 – Newsletter

O termo pode receber a tradução de boletim informativo, e é um tipo de distribuição regular (geralmente por e-mail) a assinantes interessados em receber informações relevantes de uma determinada marca ou serviço.

 

06 – E-mail Marketing

É a utilização do e-mail como uma ferramenta de marketing, levando promoções e ofertas diretas para seus clientes ou potenciais clientes que cadastrarem seus dados para receber estas informações.

 

07 – Persona

É o nome dado ao personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa, reunindo características demográficas e de comportamento.

 

08 – Site responsivo

Também conhecido como layout responsivo, é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Ele acaba por mudar de aparência e disposição com base no tamanho da tela que está sendo exibido.

 

09 – CTA (Call-To-Action)

O CTA é uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.

 

10 – E-book

Um e-book nada mais é do que um livro eletrônico. No marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.

 

11 – Leads

É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e colocou seus dados (e-mail, nome, etc.) em um formulário de conversão ou landing page.

 

12 –  Landing Page

É uma página na internet que atua como um “filtro” de público e “porta” de entrada para os visitantes de um site ou outra página. Costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.

 

13 – Facebook Ads

É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar na maior rede social do mundo. É permitido que você crie anúncios e pague por eles usando a sua conta, de maneira paga.

 

14 – Google Adwords

Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google: no topo ou no lado direito da página. Também é um serviço pago.

 

Conseguiu aprender um pouco? O detalhe é que apenas estamos começando! Fique ligado no nosso blog que em breve temos mais novidades da nossa área que você precisa conhecer. =)

Consultora e Designer estratégico na Features Design. Foi professora de Marketing e Mídias sociais nos Cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia no IFSC. Apaixonada por café, design e tudo que se relaciona a estratégia empresarial.

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